Chamo-me Rita, tenho 18 anos e sou de Lisboa. Tive o meu primeiro cão com 14 anos e não percebia nada do assunto, nao tinha consciência da responsabilidade ou dos cuidados que era preciso. Sabia apenas que precisavam de comer, ir á rua e ao veterinário. Os meus pais nao queriam caes em casa, para eles ja chegava a porca da india, a mica e o rato, jokas. A maya juntou-se á nossa familia e ficou totalmente ao meu cuidado. Este ano (2012) a nossa familia cresceu e veio o Lenny, ja tinha uma maneira diferente de ver as coisas e dei-lhe uma melhor educação. Foi graças ao Lenny que entrei no mundo do treino e que cada vez gosto mais :)

Cumplicidade

Cumplicidade

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O porque de perceber a linguagem canina

Perceber a linguagem canina é de todo a melhor forma de garantirmos a segurança dos nossos animais.
Tanto pela parte deles (caso sejam eles os agressivos, como a maya) ou pela parte de outros cães.
Hoje estava a passear o Lenny e um cão solto sem trela, (devia de ter saído de uma casa aqui da zona onde o senhor tem muitos cães e alguns fogem para irem passear) apareceu-nos á frente, o lenny nao ladrou mas ficou logo todo contente a querer brincadeira, eu peço um senta e recompenso e faço com que ele se foque em mim e aí o cão aproxima-se .. o cão estava a chorar e a abanar a cauda, eu ja o conhecia porque ele e a maya dão-se muito bem mas com o lenny eu nao sabia a reacção dele, deixei-os cheirar. Eles estavam focinho com focinho a cheirar e o outro cão enquanto cheirava baixou a cauda e ficou tenso. Eu muito rapidamente dei um leve puxão na trela e disse "lenny vamos" e recompensei quando ele veio. Eu nao percebo quase nada de linguagem canina, o que sei é a dos meus cães, sei perfeitamente quando eles estão incomodados, por exemplo, sei quando a maya esta bem com um cão e sei o momento em que ela pode morde-lo e a partir daí giro as situações. Neste caso, nao sabia se o cão se dava bem com outros cães, se so tava a cheirar ou se estava pronto a atacar, mas pelo sim pelo nao chamei o lenny e assim estou de consciencia tranquila porque ele esta bem e deitado na caminha.
Antes não haver brincadeira do que eu perceber mal o outro cao e em vez de brincadeira a historia acabar mal ..

1 comentário:

  1. Respondi na mensagem que deixaste mas tive medo que não visses.

    Before you get your puppy e After you get your puppy são bastante bons e muito acessíveis. Devias começar por estes, carrega em cima do título, no post, e tens os links.

    ResponderEliminar