Chamo-me Rita, tenho 18 anos e sou de Lisboa. Tive o meu primeiro cão com 14 anos e não percebia nada do assunto, nao tinha consciência da responsabilidade ou dos cuidados que era preciso. Sabia apenas que precisavam de comer, ir á rua e ao veterinário. Os meus pais nao queriam caes em casa, para eles ja chegava a porca da india, a mica e o rato, jokas. A maya juntou-se á nossa familia e ficou totalmente ao meu cuidado. Este ano (2012) a nossa familia cresceu e veio o Lenny, ja tinha uma maneira diferente de ver as coisas e dei-lhe uma melhor educação. Foi graças ao Lenny que entrei no mundo do treino e que cada vez gosto mais :)

Cumplicidade

Cumplicidade

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Açaime + Maya

L Li um artigo traduzido  e publicado publicado pela Sofia no seu Blog http://outroladodatrela.blogspot.pt/ e realmente houve algo que me despertou a atenção ...

"É muito stressante e traumático viver com um cão que tenha um elevado risco de vir a morder. A qualidade de vida para si e para o seu cão diminui à medida que aumenta o seu medo de andar na rua com ele, diminuindo assim a duração e frequência dos passeios diários. Isto acontece especialmemte em ambiente urbano, onde cãos são forçados a entrar em elevadores com outros cães ou pessoas desconhecidas. (Nota: Diminuição de stress, modificação comportamental e gestão de “treshold” devem ser sempre usadas em conjunto com o açaime para cães reactivos e agressivos)" 


Isto tem tudo haver com a maya, vou menos vezes á rua com ela do que vou com o Lenny, não a levo para sítios movimentados, não consigo fazer um percurso a pé com ela porque é muito desgastante .. ter mil e um olhos .. se vem alguém agarra-la para não se atirar .. ver se vem um cão e sair de lá para ela não ladrar .. bicicletas, fazer com que ela não veja, motas a mesma coisa .. pessoas a correr , crianças .. tudo isto a maya não gosta é claro que os passeios deixam de ter graça, deixamos-nos de divertir e eu "desisto" todos os dias mais um bocadinho .. é complicado para mim, porque fico atrapalhada ás vezes .. e ela é muito rápida .. tanto esta a cheirar como no momento a seguir atira-se a alguém. a sorte é que eu conhece os sinais dela e tenho tempo de prever isso e é claro que tenho que ter muita atenção ..
Na entrada do prédio meto-lhe o açaime mas vai o caminho todo a esfregar o focinho no chão por isso é que na rua não consigo que ela o use ..



4 comentários:

  1. ja comecei a tentar mudar algumas coisas .. ja se dá melhor com os cães que dava .. eu mudei e deixo-a rosnar e mostrar os dentes em vez de ralhar porque é ela a avisar que não gosta .. ás vezes não ladra a pessoas que passam mas ainda temos muito trabalho pela frente ..

    ResponderEliminar
  2. Olha evitares as idas à rua não ajuda. O Janay ladrava às pessoas, eu costumava ficar nervosa, puxar a trela para ele não ir direito às pessoase diminuir o tempo dos passeios, solução: descontrair e ires para sitios movimentados, Eu passei a andar com ele nas zonas com mais gente aqui em Almada e cheguei a ir com o Janay para o Bairro Alto/Chiado a um domingo à tarde, portanto imagina a quantidade de gente e ele só ladrou a uma pessoa: uma senhora vestida de noiva que apareceu de repente ao pé dele! Claro que o caso da Maya é um bocadinho mais complicado mas devias te focar nisso, não estou a dizer para deixares de treinar o Lenny mas se eu fosse a ti focava-me na Maya, tendo em conta que o Lenny é um cão equilibrado, E se puderes combina com a Alexandra da Wag a Tail para ela ver a Maya e delinear uma estratégia contigo para tentares resolver esse problema, se tivesses a oportunidade de estar com uma treinadora presencialmente acho que era uma mais valia para ti. Esta é a minha opinião :)

    ResponderEliminar
  3. O ter começado e dedicado ao treino do Lenny foi para ele não ficar como a maya .. eles neste momento são o oposto um do outro ..
    Eu não deixo de a passear, só que só vai á rua de manha e á noite.
    O problema é que a maya não ladra só, se fosse isso "nem queria saber", ela atira-se e morde mesmo as pessoas .. é um treino mais complicado do que o do Lenny ..
    Eu tambem queria a ajuda da Alexandra da Wag a Tail mas o meu pai não quer e neste momento por enquanto tenho que respeitar isso .. mas eu tenciono assim que puder pedir ajuda a um profissional .. de momento vou tentando algumas coisitas ..

    ResponderEliminar