Chamo-me Rita, tenho 18 anos e sou de Lisboa. Tive o meu primeiro cão com 14 anos e não percebia nada do assunto, nao tinha consciência da responsabilidade ou dos cuidados que era preciso. Sabia apenas que precisavam de comer, ir á rua e ao veterinário. Os meus pais nao queriam caes em casa, para eles ja chegava a porca da india, a mica e o rato, jokas. A maya juntou-se á nossa familia e ficou totalmente ao meu cuidado. Este ano (2012) a nossa familia cresceu e veio o Lenny, ja tinha uma maneira diferente de ver as coisas e dei-lhe uma melhor educação. Foi graças ao Lenny que entrei no mundo do treino e que cada vez gosto mais :)

Cumplicidade

Cumplicidade

terça-feira, 29 de maio de 2012

Variar a recompensa ..

O que mais uso como recompensa na rua é a comida (salsicha, queijo, fiambre e frango) mas hoje no nosso passeio de fim de tarde resolvi levar o brinquedo novo do Lenny roer que dá para o tug.
Treinamos os sentas.
Passou um sr do outro lado da estrada com o cãozito dele e eu pedi um senta ao lenny e disse "espera" até o sr passar e ele não conseguir ver o outro cão e recompensai com o jogo do "tug".
Nem sequer levei o saco da comida, este passeio foi só brincar com o brinquedo e os resultados foram os mesmos .. estou feliz porque dantes ele não ligava muito a brinquedos na rua e não fazia nada se soubesse que a recompensar era o brinquedo.

Lambidelas grandes do lenny que agora esta todo esticado no chão do meu quarto cansado (mas ainda á força para roer uns quantos peluches que não devia ;))

2 comentários:

  1. O treino positivo é espectacular ;)
    O melhor mesmo é quando já há um historial de reforço tão grande que nos permite variar as recompensas.
    Eu por exemplo, quando um cão passa e a Lany fica sentada/deitada, a recompensa que uso é ir cheirar o sítio por onde o cão passou =)
    Recompensar com o tug tem uma vantagem...eles chegam a casa o dobro de cansados como podes constatar.
    Lambidelas da Lany aí para o Lenny!

    ResponderEliminar
  2. é verdade, é muito muito bom mesmo variar .. apesar de que eu ainda sou muito "agarrada" á comida e é o que me vem logo á cabeça .. eu no parque também fiz isso, pedi um senta quando o Lenny viu um cão e depois fui a correr com ele até ao cão e deixei-o brincar (não o quis soltar) .. o dobro? acho que foi o triplo ahah
    o lenny adorou as lambidelas da Lany :)

    ResponderEliminar