Chamo-me Rita, tenho 18 anos e sou de Lisboa. Tive o meu primeiro cão com 14 anos e não percebia nada do assunto, nao tinha consciência da responsabilidade ou dos cuidados que era preciso. Sabia apenas que precisavam de comer, ir á rua e ao veterinário. Os meus pais nao queriam caes em casa, para eles ja chegava a porca da india, a mica e o rato, jokas. A maya juntou-se á nossa familia e ficou totalmente ao meu cuidado. Este ano (2012) a nossa familia cresceu e veio o Lenny, ja tinha uma maneira diferente de ver as coisas e dei-lhe uma melhor educação. Foi graças ao Lenny que entrei no mundo do treino e que cada vez gosto mais :)

Cumplicidade

Cumplicidade

domingo, 13 de maio de 2012

1ª semana de maio - Treinos

Esta semana os nosso treinos foram só na rua, depois de a operação eu e o lenny não treinamos nenhum truque apenas nos baseamos na rua até porque os passeios nao eram tão compridos e ele assim tinha mais interesse pelo passeio.

Treinos:
1º - Andar de trela
2º - Andarmos e ele olhar para mim
3º Sentar antes de passar nas passadeiras e só passar depois do comando "vamos"
4º - Sentar quando vê um cão
5º - Manter-se sentado, calmo e ao pé de mim quando está um cão no mesmo espaço que ele
6º - Passar ao pé de crianças calmo

Passos do 5º treino

Este é dos treinos mais importantes que fazemos, porque ajuda quando ele está solto a dar-me atençao em vez de seguir outro cão ou ir a correr quando ve outro cão chegar

Pedir um senta e clicar e recompensar
Uso o comando "espera" para o manter no mesmo sitio, clicar e recompensar
Ele olhar para o cão e depois olha para mim, clicar e recompensar
Ele mantém-se focado em mim, clicar e recompensar
Depois disto deixo ele ir ter com o cão mas sem puxar na trela e quando não quero que ele vá .. faço o treino até o outro cão ir embora e depois levo-o a cheirar onde o outro cão esteve ..

Passos 6º treino

Este treino também é muito importante, porque o lenny com crianças fica muito excitado e so quer brincadeira

Passa uma criança .. mantenho ao pé de mim com o focus em mim (na minha cara) clico e recompenso
Ele vê a criança mantém-se ao meu lado e nao puxa na trela, clico e recompenso
Ele vê a criança e volta a olhar para mim, clico e recompenso

Recompenso os comportamentos em que ele se mantém calmo e me escolhe a mim em vez das crianças







8 comentários:

  1. Rita, os passos do 5º treino vão me ser muito úteis!
    Ainda não consegui por isto em prática... Porque quando ele vê outro cão não me liga nenhuma :( O Lenny no início do treino também era assim? Como conseguiste o focus na presença de outros cães?

    ResponderEliminar
  2. o 5º treino ainda temos muito para fazer .. o Lenny no inicio era terrível nem ligava ao senta nem nada .. agora melhorou muito mas se ele vir um cão do outro lado da estrada primeiro que eu ele puxa, eu tento sempre antecipar-me a ele para ter tempo de pedir o senta e so depois ele ver o cão ..
    tive que me tornar um pouco "anti-social" e nao deixar ele ir ter com os outros cães ate me dar o mínimo (um senta) e depois aos poucos fui aumentando a dificuldade ..
    aquilo que resultou com o lenny foi recompensar rápido .. nao deixar muito tempo entre uma recompensa e outra para ele nao sair do "senta" e com o tempo vais podendo aumentar o tempo que ele se mantém sentado (se ele se mantiver sentado o tempo que queres deixa-o ir ter com o outro cão, se tiveres num espaço seguro tenta até solta-lo) depois de ele conseguir sentar-se é que começas com o focus em ti .. porque se ele nao consegue ficar sossegado em frente a um cão nao vai conseguir manter-se focado em ti por isso, isso deve ser a 2ª parte do treino .. isto foi o que eu fiz com o lenny e tem dado resultado mas o charlie pode ser diferente tens que jogar tambem com o que conheces dele ..
    Boa sorte :D e depois conta-me como tem corrido !

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me desta parte eheh
    em relação ao focus o que eu fiz no inicio foi meter a recompensa (salsicha) na mão fechar e tocar com essa mão no nariz e ele olhava para a minha cara e ia recompensado depois metia a mão tirava e fazia barulhos para ele se manter a olhar e recomepnsava .. agora consigo andar com ele e ele ir o caminho todo a olhar-me nos olhos :D
    Aos poucos vais aumentando a dificuldade e no fim ele consegue, tu ja treinas-te o olhar com o charlie ate vai ser mais facil !

    ResponderEliminar
  4. Nunca treinei o "focus" com o Janay, primeiro porque o Janay adora ir com o focinho no chão e a mim não me faz diferença se ele se mantiver o caminho todo em modo farejador, o que eu costumo fazer com ele é quando lhe quero pedir alguma coisa é dizer "Janay" ele olha para mim e eu peço o que quiser, e só digo o comando depois de ele olhar para mim, senta ou deita, por exemplo. E em termos concretos não percebo muito a vantagem do focus em nós, a única situação em que me daria jeito era quando ele está solto e quando aparece um cão ele olhar para mim para eu dar a indicação do "ok podes ir" ou "senta" e ele não ir ter com os outros cães desalmadamente. Isso sim era muita fixe :P Tenho que treinar isto!

    ResponderEliminar
  5. pode parecer-te que não, eu pensava na mesma maneira que tu mas depois de treinar agora dá imenso jeito .. situações que sabes que ele vai reagir mal pedes um "focus" em ti .. por exemplo quando o janay se vai aproximar de um cão .. ele olha para o cão, olhar para ti, clica e recompensa .. o focus é o janay preferir-te a ti do que a outras coisas , é assim que eu vejo .. por exemplo vou a passar na rua á comida espalhada no chão peço um focus e mantenho-o focado em mim até passarmos aquilo ..

    ResponderEliminar
  6. Com essas dicas já vai ser mais fácil! Realmente o problema é que os cães andam à solta e torna-se complicado controlar... Eles vêm ter com o Charlie antes de eu dar o "ok"... Esta parte é chata! Mas vou fazer o treino como sugeres e ir mais para sítios em que não haja muitos cães.

    Sara: a importância do "focus" é mesmo eles saberem que nos estamos ali (seja do outro lado da trela seja no passeio à solta). É o mesmo de ires às compras com outra pessoa e saberes que sais da loja com essa pessoa e que ela não se marimbou para ti e fui ter com outras pesoas e começou a ignorar-te Lol Ou seja, um bom focus, faz com que os cães estejam atentos a nós e que se lembrem que estamos ali e que é a nós que nos devem dar atenção porque somos a melhor coisa do mundo! Sem o focus o Janay pode ir em modo farejador até à lua sem querer saber de ti. O facto de o chamares e ele olhar é um bom começo. Eu não tenho nenhum comando para o "focus", apesar do Charlie ter um foco excelente em mim (na excepção da presença de outros cães). Ele volta e meia olha para mim. Se passa uma mota, olha para mim. Quando temos de passar uma passadeira ele olha para mim... Quando paro olha para mim... Etc... O que eu fiz foi clicar e recompensar cada vez que ele olhava voluntariamente para mim. Se eu for um passeio sem lhe dizer nada ele olha para mim do género "então pá?!" como se me pedisse a mim o "focus" :P
    Eu acho que termos um cão com um bom focus é óptimo, porque o faz lembrar que é connosco que vai, e que é suposto estar connosco, e não virar e ir cheirar tudo o que lhe apeteça ou até correr para outra rua atrás de um cão qualquer.

    ResponderEliminar
  7. Bem obrigada pelos comentários, rendi-me, vou treinar o focus :P Já vi o vosso ponto de vista e têm razão, até porque no caso do Janay isso vai ser bom, tal como dizes ele durante os passeios não liga muito à dona, verdade seja dita. Obrigada, obrigada, vou começar hoje o focus :P Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. filipa, para mim os cães soltos é a melhor maneira de treinar isso .. mante-lo calmo enquanto anda um cão a cheirar á volta dele .. aqui na zona á muitos e eu aproveito a situação para treinar isso ..
    Ainda bem sara, é o melhor que fazes :D

    ResponderEliminar